Monday, December 30, 2019

O PEQUENO CHIFRE DAS VISÕES DE DANIEL E AS BESTAS DO APOCALIPSE-II

O MISTÉRIO OCULTO POR MAIS DE 25 SÉCULOS COMEÇA A SER DESVENDADO
Quando o profeta Daniel recebeu a primeira revelação acerca desse assunto aproximadamente 500 anos antes de Cristo ele ficou extremamente perturbado até ao ponto em que o personagem encarregado por Deus para falar com ele, possivelmente o anjo Gabriel (Daniel 7.26;8.16), mas no fim de todas as revelações ele recebe de Deus uma ordem para descansar, sossegar, pois muita coisa ainda teria de acontecer e que essa profecia deveria ficar SELADA até que o seu cumprimento pudesse ser revelado.
Eu acredito que o tempo da revelação já chegou por isso me propus a escrever acerca disto tudo da maneira como estou escrevendo.
aproximadamente 600 anos depois dessas revelações recebidas por Daniel, outro servo de Deus, o apóstolo João, tendo sido desterrado por Cesar para morrer na ilha de Patmos, recebe uma outra revelação que amplia o conhecimento dado a Daniel e narra num livro chamado de Apocalipse (Revelação).
Dentre as grandes revelações recebidas pelo profeta Daniel e que tem tudo a ver com este tão importante assunto, não posso deixar de escrever e comentar sobre uma das poucas profecias bíblicas que a própria história nos mostra o dia em que começou a ser cumprida e que até ao dia de hoje (31.12.2019), dia em que estou escrevendo este comentário, podemos ver diante dos nossos olhos que ela está viva e se desenrolando a cada dia.
Estou me referindo a profecia referente as 70 semanas que Daniel recebeu e registrou no capitulo 9 do seu livro, a qual na verdade deveria estar no capítulo seis caso os livros da Bíblia (ocidental) estivessem em ordem cronológica.
Leia aqui uma parte dessa revelação e porque razão ela foi trazida para esse homem de Deus.

1No primeiro ano de Dario, filho Ahashverosh, Assuero em hebraico, Xérxes, em persa, da linhagem dos medos, foi constituído rei sobre todo o povo caldeu babilônio, 2no primeiro ano do seu governo real, eu, Daniel, compreendi mediante a leitura atenta das Sagradas Escrituras, de acordo com a Palavra de Yahweh, o SENHOR, concedida ao profeta Jeremias, que a desolação de Jerusalém iria durar setenta anos. 3Então voltei meu o rosto ao Eterno Elohim, a fim de buscá-lo mediante orações e súplicas, em jejum, vestido de luto, em panos de saco, e coberto de cinza. 4E orei a Yahweh meu Deus, e expressei a seguinte confissão: ‘Ó Adonai, Deus grande e temível, que manténs a tua Aliança de favor e misericórdia com para com todas as pessoas que te amam e obedecem aos teus mandamentos; 5nós pecamos, e temos praticado toda espécie de malignidades, agindo com impiedade e rebeldia, apartando-nos dos teus princípios e das tuas leis. 6Não temos dado ouvidos aos teus servos, os profetas, que pregaram em teu santo Nome aos nossos reis, aos nossos governantes e líderes, bem como aos nossos pais e antepassados, e a todo o teu povo!(Daniel 9.1-6)
  1. Veja que Daniel era um homem que estudava as profecias e lendo o livro escrito por Jeremias ele viu que os 70 anos de escravidão estavam cumpridos e decidiu orar com jejum e humilhação para que Deus libertasse o Seu povo. E Deus fez mais do que isso, pois além de ouvir a oração do Seu servo e usar Ciro para escrever um decreto determinando a liberdade dos judeus (2Crônicas 36.21-23); determinou que Gabriel viesse até onde estava o profeta orando e lhe revelasse algo inteiramente novo, que mostrava não apenas o futuro de Israel mas também de toda a humanidade.



20Falava eu ainda em oração e súplicas, confessando o meu pecado e o pecado do meu povo de Israel, colocando minhas petições diante de Yahweh, o meu Deus, em favor do monte santo de Elohim; 21enquanto eu ainda falava com Deus em oração, Gabriel, o homem que eu tinha observado durante a minha visão anterior, veio voando rapidamente para onde eu estava, bem na hora do sacrifício vespertino. 22Então ele me orientou, dizendo: “Daniel, eis que vim para transmitir-lhe percepção, sabedoria e conhecimento! 23Assim que iniciaste as tuas orações e o teu clamor, houve uma resposta e a ordem para que eu a viesse entregá-la a ti pessoalmente, pois tu és muito amado. Portanto, agora, presta atenção na Palavra que te declaro a fim de que possas compreender a visão que tiveste:

24Setenta semanas estão determinadas para o teu povo e a tua santa Cidade, a fim de fazer cessar toda a transgressão, dar fim à pratica do pecado, expiar a iniqüidade e as culpas, implantar a justiça eterna, cumprir a visão e a profecia, e ungir o Kodesh, o Lugar Santíssimo, reconsagrando o Templo. 25Assim, sabe e entende isto: Desde quando partir o decreto real para restaurar e para reedificar Jerusalém até que o Mashïah, Ungido, o líder escolhido por Deus, venha, transcorrerão um tempo de sete shâbuâh, semanas, e sessenta e duas semanas. Então a Cidade será reconstruída com ruas, praças, muros e trincheiras, mas em tempos árduos e hostis. 26Decorridas as sessenta e duas semanas, o Ungido passará pela morte, e, portanto, será tirado da cidade. A Cidade e o Santo dos Santos serão destruídos pelo povo do governante que virá. O fim chegará como uma inundação: guerras continuarão até o último dia, e assolações de todo tipo já foram determinadas. 27Esse governante, pois, com sagacidade firmará com muitos um pacto que durará uma semana. Mas na metade da semana ele ordenará o fim do sacrifício e das ofertas de manjares. E, em uma das principais alas do Templo será colocado o sacrilégio terrível, a grande abominação, até a consumação, o fim que já está decretado para alcançar e exterminar o assolador!”(Daniel 9.20-27)

Veja que Deus determinava que a partir do dia em que o decreto para reconstrução de Jerusalém(Neemias 2.1-8) fosse assinado, estavam determinadas 70 semanas, não de dia mas sim de anos para que todo o destino da humanidade se completasse. Isso aconteceu segundo a história no ano 455 antes de Cristo, quando Artaxerxes após ver a tristeza que Neemias demonstrava, atendeu seu pedido e determinou que ele, Neemias fosse até Jerusalém e reconstruisse os muros e por conseguinte a cidade também. Tudo isso está muito bem escrito e explicado por Neemias no livro que ele escreveu.
Certamente Daniel já tinha falecido quando essa profecia começou a se cumprir, por isso temso de nos valer da história para acompanhar seu cumprimento e ver que no dia em que o Senhor Jesus Cristo foi crucificado, se cumpriram as 69 semanas faltando portanto ainda uma semana de anos para que o destino da humanidade seja selado de vez.
Eu acredito que essa última semana ainda está por acontecer pois tudo isso é parte do grandioso plano de Deus para o Seu povo, para a Igreja e a humanidade de modo geral. No fim dessa semana Satanás será derrotado em definitivo e nunca mais poderá se erguer de novo.

A visão relativa as duas bestas no capítulo 13 de apocalipse é parte de tudo isso, e ao juntarmos todas essas profecias e revelações poderemos ter uma idéia bem aproximada de tudo o que Deus tem planejado para nós.