Saturday, December 21, 2019

OS QUATRO GRANDES ÚLTIMOS GOVERNOS MUNDIAIS - A REVELAÇÃO PROFÉTICA DE DANIEL E O GOVERNO DO ANTI CRISTO - VI

Contexto histórico: (FONTE: WIKIPEDIA.ORG)

Aproximadamente no ano de 606 a.C., o Império Babilônico dominava o mundo de então. Nabucodonosor, o rei deste império, tinha subjugado o povo de Israel e muitos foram levados para o cativeiro. De entre esses cativos estava o jovem Daniel, da Tribo de Judá. A Babilônia era uma cidade bela e esplêndida. Era cercada por imensos muros e portas gigantes, além de um profundo fosso. A Babilônia era considerada uma cidade inexpugnável. O Rio Eufrates cortava a cidade em diagonal, sob os muros, fertilizando os maravilhosos jardins. O território que Nabucodonosor governava tinha tido uma longa e variada história e estado sob o governo de diferentes povos e reinos. De acordo com o Gênesis, a cidade da Babilônia foi parte do reino fundado por Nimrod, bisneto de Noé. Nabopolasar (626-605 ac) foi o fundador do que se chama Império Neobabilônico, o qual teve a sua idade de ouro nos dias do rei Nabucodonosor e durou até que a Babilônia caiu nas mãos dos medos-persas no ano 539.
Nabucodonosor orgulhava-se da "sua Babilônia", que ele dizia ter criado com as suas próprias mãos, com a força do seu poder, para glória da sua magnificência. Mas ele preocupava-se em como seria quando ele não fosse mais o governante.
De acordo com as informações acima, o sonho do rei aconteceu aproximadamente no ano 606 antes de Cristo algo em torno de 2600 a 2630 anos atrás, e como todo ser humano que dominava ele certamente se preocupava em saber como seria o futuro do seu império depois de sua morte e como o destino da humanidade fazia parte disso, Deus deu uma dupla revelação com espaço de mais ou menos 50 anos entre uma e outra para que os estudiosos em tempos futuros pudessem saber com precisão qual seria o futuro e o destino da humanidade.
Tendo Babilônia como a cabeça e ouro e o leão com asas de águia, o primeiro destes quatro grandes reinos findou aproximadamente 70 anos depois dessa revelação.

OS BRAÇOS E O PEITO DE PRATA DO SONHO DO REI ALIADOS AO SEGUNDO ANIMAL DA VISÃO DE DANIEL.

31 Tu, ó rei, estavas vendo, e eis aqui uma grande estátua; esta estátua, que era imensa, cujo esplendor era excelente, e estava em pé diante de ti; e a sua aparência era terrível.
32 A cabeça daquela estátua era de ouro fino; o seu peito e os seus braços de prata; o seu ventre e as suas coxas de cobre;
33 As pernas de ferro; os seus pés em parte de ferro e em parte de barro.
34 Estavas vendo isto, quando uma pedra foi cortada, sem auxílio de mão, a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro, e os esmiuçou.
35 Então foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como pragana das eiras do estio, e o vento os levou, e não se achou lugar algum para eles; mas a pedra, que feriu a estátua, se tornou grande monte, e encheu toda a terra.
39 E depois de ti se levantará outro reino, inferior ao teu (Daniel 2.31-35,39)
Como podemos ver claramente no versículo 39, os braços e o peito de prata da estátua seriam o segundo reino, inferior em riqueza e oponência, mas com uma duração maior do que o de Nabucodonosor, como de fato aconteceu e isso está bem relatado no capítulo cinco de Daniel logo após a visão de Belssazar que nessa altura estava como regente pois seu pai Nabonido por motivo de doença estava afastado do trono, quando ele, Belssazar, ao dar uma grande festa em homenagem aos deuses dos caldeus mandou trazer os objetos sagrados que tinham sido tirados do Templo do Senhor em Jerusalém e usou os cálices e jarros do santuário cheios de bebidas e isso foi muito mau aos olhos de Deus de forma que ele foi julgado, pesado, avaliado e condenado na mesma hora como se pode ver a seguir:
O rei Belsazar deu um grande banquete a mil dos seus senhores, e bebeu vinho na presença dos mil.
Havendo Belsazar provado o vinho, mandou trazer os vasos de ouro e de prata, que Nabucodonosor, seu pai, tinha tirado do templo que estava em Jerusalém, para que bebessem neles o rei, os seus príncipes, as suas mulheres e concubinas.
Então trouxeram os vasos de ouro, que foram tirados do templo da casa de Deus, que estava em Jerusalém, e beberam neles o rei, os seus príncipes, as suas mulheres e concubinas.
Beberam o vinho, e deram louvores aos deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira, e de pedra.
Na mesma hora apareceram uns dedos de mão de homem, e escreviam, defronte do castiçal, na caiadura da parede do palácio real; e o rei via a parte da mão que estava escrevendo.
Mudou-se então o semblante do rei, e os seus pensamentos o turbaram; as juntas dos seus lombos se relaxaram, e os seus joelhos batiam um no outro.
E gritou o rei com força, que se introduzissem os astrólogos, os caldeus e os adivinhadores; e falou o rei, dizendo aos sábios de babilônia: Qualquer que ler este escrito, e me declarar a sua interpretação, será vestido de púrpura, e trará uma cadeia de ouro ao pescoço e, no reino, será o terceiro governante. Daniel 5:1-7
**********
Então Daniel foi introduzido à presença do rei. Falou o rei, dizendo a Daniel: És tu aquele Daniel, um dos filhos dos cativos de Judá, que o rei, meu pai, trouxe de Judá?
Tenho ouvido dizer a teu respeito que o espírito dos deuses está em ti, e que em ti se acham a luz, e o entendimento e a excelente sabedoria.
Agora mesmo foram introduzidos à minha presença os sábios e os astrólogos, para lerem este escrito, e me fazerem saber a sua interpretação; mas não puderam dar a interpretação destas palavras.
Eu, porém, tenho ouvido dizer de ti que podes dar interpretação e resolver dúvidas. Agora, se puderes ler este escrito, e fazer-me saber a sua interpretação, serás vestido de púrpura, e terás cadeia de ouro ao pescoço e no reino serás o terceiro governante.
Então respondeu Daniel, e disse na presença do rei: As tuas dádivas fiquem contigo, e dá os teus prêmios a outro; contudo lerei ao rei o escrito, e far-lhe-ei saber a interpretação

Ó rei! Deus, o Altíssimo, deu a Nabucodonosor, teu pai, o reino, e a grandeza, e a glória, e a majestade.
E por causa da grandeza, que lhe deu, todos os povos, nações e línguas tremiam e temiam diante dele; a quem queria matava, e a quem queria conservava em vida; e a quem queria engrandecia, e a quem queria abatia.
Mas quando o seu coração se exaltou, e o seu espírito se endureceu em soberba, foi derrubado do seu trono real, e passou dele a sua glória.
E foi tirado dentre os filhos dos homens, e o seu coração foi feito semelhante ao dos animais, e a sua morada foi com os jumentos monteses; fizeram-no comer a erva como os bois, e do orvalho do céu foi molhado o seu corpo, até que conheceu que Deus, o Altíssimo, tem domínio sobre o reino dos homens, e a quem quer constitui sobre ele.
E tu, Belsazar, que és seu filho, não humilhaste o teu coração, ainda que soubeste tudo isto.
E te levantaste contra o Senhor do céu, pois foram trazidos à tua presença os vasos da casa dele, e tu, os teus senhores, as tuas mulheres e as tuas concubinas, bebestes vinho neles; além disso, deste louvores aos deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que não vêem, não ouvem, nem sabem; mas a Deus, em cuja mão está a tua vida, e de quem são todos os teus caminhos, a ele não glorificaste.
Então dele foi enviada aquela parte da mão, que escreveu este escrito.
Este, pois, é o escrito que se escreveu: MENE, MENE, TEQUEL, UFARSIM.
Esta é a interpretação daquilo: MENE: Contou Deus o teu reino, e o acabou.
TEQUEL: Pesado foste na balança, e foste achado em falta.
PERES: Dividido foi o teu reino, e dado aos medos e aos persas.
Então mandou Belsazar que vestissem a Daniel de púrpura, e que lhe pusessem uma cadeia de ouro ao pescoço, e proclamassem a respeito dele que havia de ser o terceiro no governo do seu reino.
Naquela noite foi morto Belsazar, rei dos caldeus.
E Dario, o medo, ocupou o reino, sendo da idade de sessenta e dois anos.Daniel 5:13-31

Vemos aqui um juizo de Deus determinado e imediatamente executado.
Deixa-me te perguntar uma coisa: LENDO TUDO ISTO QUE VOCÊ JÁ LEU ATÉ AGORA, não estremece o teu interior com a precisão da profecia bíblica? E tem ainda muito mais meus caros leitores pois tudo isso que escrevi até agora já é fato histórico. LEMBRE-SE que o mesmo homem usado por Deus para interpretar sonhos e traduzir escritos celestes, esse mesmo homem foi o que escreveu tudo sobre o que ainda vamos estudar nos próximos dias.