Wednesday, December 18, 2019

QUATRO REINOS - QUATRO ANIMAIS E O GOVERNO DO ANTI CRISTO - III

BABILÔNIA - A CABEÇA DE OURO

Tu, ó rei, és rei de reis; a quem o Deus do céu tem dado o reino, o poder, a força, e a glória.
E onde quer que habitem os filhos de homens, na tua mão entregou os animais do campo, e as aves do céu, e fez que reinasse sobre todos eles; tu és a cabeça de ouro. 
Daniel 2:37,38

Daniel começa a dar a interpretação do sonho do rei afirmando que ele, Nabucodonosor, representava a cabeça de ouro da estátua que ele vira no seu sonho.
De todos os grandes impérios mundiais, o da Babilônia, certamente não foi o mais longo pois durou menos de 90 anos foi certamente o mais poderoso em termos de riqueza dentre todos os demais. E foi durante o domínio de Babilônia que Jeremias recebeu a revelação de Deus que os judeus ainda permaneceriam escravizados por cerca de 70 anos.
Portanto, assim diz o Senhor dos Exércitos: Visto que não escutastes as minhas palavras, eis que eu enviarei, e tomarei a todas as gerações do Norte, diz o Senhor, como também a Nabucodonosor, rei da Babilônia, meu servo, e os trarei sobre esta terra, e sobre os seus moradores, e sobre todas estas nações em redor, e os destruirei totalmente, e pô-los-ei em espanto, e em assobio, e em perpétuos desertos. 10 E farei perecer, entre eles, a voz de folguedo, e a voz de alegria, e a voz do esposo, e a voz da esposa, e o som das mós, e a luz do candeeiro. 11 E toda esta terra virá a ser um deserto e um espanto, e estas nações servirão ao rei da Babilônia setenta anos. 12 Acontecerá, porém, que, quando se cumprirem os setenta anos, visitarei o rei da Babilônia, e esta nação, diz o Senhor, castigando a sua iniquidade, e a da terra dos caldeus; farei deles um deserto perpétuo. (Jeremias 25.8-12)

**********

Porque fez subir contra eles o rei dos caldeus, o qual matou os seus jovens à espada, na casa do seu santuário, e não teve piedade nem dos jovens, nem das donzelas, nem dos velhos, nem dos decrépitos; a todos entregou na sua mão.
E todos os vasos da casa de Deus, grandes e pequenos, os tesouros da casa do SENHOR, e os tesouros do rei e dos seus príncipes, tudo levou para babilônia.
E queimaram a casa de Deus, e derrubaram os muros de Jerusalém, e todos os seus palácios queimaram a fogo, destruindo também todos os seus preciosos vasos.
E os que escaparam da espada levou para babilônia; e fizeram-se servos dele e de seus filhos, até ao tempo do reino da Pérsia.
Para que se cumprisse a palavra do Senhor, pela boca de Jeremias, até que a terra se agradasse dos seus sábados; todos os dias da assolação repousou, até que os setenta anos se cumpriram. (
2 Crônicas 36:17-21)

A palavra de Deus afirma que dura coisa é cair nas mãos do Deus vivo (Hebreus 10.31-39). E Israel apesar de muitas vezes avisado não obedeceu e não levou a sério as palavras dos profetas. Salomão num dos provérbios escreveu que "aquele que muitas vezes foi avisado e não se corrigiu, será quebrantado de repente sem que haja cura" (Provérbios 29.1).
A história de Israel nos mostra que com Deus não se deve brincar pois há algo que se conhece como o limite da graça de Deus e uma vez ultrapassado, dificilmente há uma volta. Veja o exemplo de Esaú, Saul e outros que conforme a própria Bíblia afirma: "ainda que com lágrimas tenham buscado, não se achou lugar para o seu arrependimento".
Convido a você para estudar com carinho este episódio e buscar cada dia um pouco mais a face do Deus vivo. Não se deixe levar pelas circunstâncias ou por direcionamentos ou conselhos humanos. Nosso Deus é um Deus santo, puro, justo e verdadeiro. Aquilo que Ele tem falado certamente se cumprirá.