Wednesday, January 1, 2020

O MISTÉRIO OCULTO POR MAIS DE 25 SÉCULOS COMEÇA A SER DESVENDADO-II

Aproximadamente 600 anos depois das visões que Daniel teve, um servo de Deus injustamente condenado a morte pelo degredo numa ilha chamada Patmos, o apóstolo João, recebe uma série de revelações de natureza escatológica as quais ele expõe num livro chamado Apocalipse que significa Revelação.
O livro do apocalipse foi escrito por João porque ele recebeu essa ordem do próprio Senhor Jesus Cristo como assim escreveu:

1Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe concedeu para mostrar a seus servos os acontecimentos que em breve devem se realizar, e que Ele, por intermédio do seu anjo, expressou ao seu servo João, 2o qual comprovou tudo quanto viu da Palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo. 3Bem-aventurados os que lêem, bem como os que ouvem, as palavras desta profecia e obedecem às orientações que nela estão escritas, porquanto o tempo desses eventos está às portas. Saudação às sete igrejas da Ásia 

4João, às sete igrejas que estão na província da Ásia: graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir, e da parte do sétuplo Espírito que o assiste diante do seu trono, 5e de Jesus Cristo, que é a Testemunha fiel, o Primogênito dentre os mortos e o Soberano dos reis da terra. Ele, que nos ama e, mediante seu sangue, nos libertou de todos os nossos pecados, 6e nos constituiu reino e sacerdotes para servir a Deus, seu Pai; a Ele, portanto, sejam glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém! 7Eis que Ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram, e todas as tribos da terra se lamentarão por causa dele. Certamente, assim será. Amém! 

8“Eu Sou o Alfa e o Ômega”, declara o Senhor Deus, “Aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.” Jesus aparece e revela a João 

9Eu, João, irmão e vosso companheiro de sofrimento, no Reino e na perseverança na fé em Jesus, estava na ilha de Patmos, por causa da Palavra de Deus e do testemunho de Jesus. 10E, no dia do Senhor, achei-me exaltado no Espírito, quando ouvi atrás de mim uma voz forte, como o som de trombeta, 11que dizia: “Escreve em um livro o que vês e envia-o a estas sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia”. (Apocalipse 1.1-9)

O livro portanto em princípio foi escrito para ser enviado a sete igrejas que estavam em cidades  no que se conhecia naquela altura como ásia menor, mas que hoje na sua maioria fazem parte do atual território da Turquia.
Incorporado ao Canon sagrado o seu estudo tem causado muita confusão no meio do povo de Deus especialmente porque muitos se deixam levar por convicções próprias e fogem as regras básicas de interpretação da palavra profética.
Em primeiro lugar é necessário que tenhamos em mente sobre QUAL É O PROPÓSITO PRINCIPAL  do livro de apocalipse.

12Voltei-me para observar quem falava comigo e, voltando-me, vi sete candelabros de ouro 13e, entre os candelabros, alguém semelhante a um ser humano, vestindo uma longa túnica que chegava a seus pés, e um cinturão de ouro ao redor do peito. 14Sua cabeça e seus cabelos eram brancos como a lã, tão brancos quanto a neve, e seus olhos, como uma chama de fogo. 15Seus pés reluziam como o metal, quando é refinado em fornalha ardente, e sua voz como o som de muitas águas. 16Tinha em sua mão direita sete estrelas, e de sua boca saía uma espada com dois gumes afiados. Seu rosto era como o próprio sol quando brilha em todo o seu esplendor. 
17Assim que o admirei, caí a seus pés como se estivesse morto. Então, Ele colocou sua mão direita sobre mim, e disse: “Não tenhas medo, Eu Sou o primeiro e o último. 18Eu Sou o que vive; estive morto, mas eis que estou vivo por toda a eternidade! E possuo as chaves da morte e do inferno. 19Portanto, escreve sobre tudo o que tens visto, tanto os eventos que se referem ao presente como aqueles que sucederão depois desses. 20Este é o mistério das sete estrelas, que viste na minha mão direita, e dos sete candelabros de ouro: as estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candelabros são as sete igrejas”.  (Apocalipse 1.12-20)

Veja que não foi um anjo que falou com João pois ele identificou o personagem com o próprio Senhor Jesus Cristo.
Sobre o que trata o livro? Eis a resposta:19Portanto, escreve sobre tudo o que tens visto, tanto os eventos que se referem ao presente como aqueles que sucederão depois desses(Ap 1.19).
Gosto muito dessa versão da Bíblia King James pois deixa a interpretação bem mais fácil. Enquanto que nas versões em língua portuguesa de modo geral esse versículo dá margem para outro tipo de interpretação, senão vejamos:

Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer;(Apocalipse 1:19; ACF)
  19escreve, pois, as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de suceder.(AEC)

Na verdade apenas dois períodos são abrangidos pela profecia constante no livro: PRESENTE e FUTURO e nada mais além disso. Ou seja, João teria de escrever sobre coisas que ele estava vendo e faziam parte do seu presente e do presente da Igreja, e também deveria escrever sobre fatos que ainda demandariam um certo tempo até virem a acontecer. E foi exatamente isso que ele fez.