Continuando com esta série de estudos sobre este assunto, quero hoje mostrar mais evidências de que TODA A MINHA VIDA COMO CRISTÃO EVANGÉLICO pentecostal fui guiado da maneira errada nessa área.
Para isso vou me valer de estudos publicados por diferentes pessoas que pesquisaram o assunto assim como eu, e tiveram seus olhos abertos para o que a Bíblia realmente diz sobre isso.
A origem da doutrina do
arrebatamento secreto
Quem já viu
um carro com a frase “Em caso de arrebatamento esse carro ficará
desgovernado” deve entender o tamanho da influência da doutrina do
arrebatamento pré-tribulacional. O que poucos perguntam ou ao menos já ouviram
falar é, de onde veio essa doutrina. De um modo geral, os defensores da
doutrina do arrebatamento se esforçam para justificar biblicamente tal posição,
mesmo que, para tal, seja necessário tomar emprestado textos bíblicos dos lugares
mais inusitados e colocar no contexto do arrebatamento. Vamos explicar
neste artigo a origem da doutrina do arrebatamento pré-tribulacional.
Não
há referência a um arrebatamento secreto na Bíblia
Em todos os
textos que se referem à volta de Jesus na Bíblia, a explicação é de uma vinda
literal e visível. A cena, segundo o próprio Jesus é narrada da seguinte forma:
“Então
aparecerá no céu o sinal do filho do homem, e todas as nações da terra
se lamentarão e verão o filho do homem vindo na
nuvens do céu como poder e grande glória. e ele enviará os seus
anjos como grande clangor de trombeta, e estes reunirão os seus
eleitos dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus” Mateus
24:30-31
Somente um
trecho deste já seria suficiente para colocar em xeque toda doutrina do
arrebatamento secreto. Observe as palavras em negrito. Não tem espaço para
supor que a vinda jesus seria algo secreto e silencioso. Os demais textos sobre
o assunto parecem uma continuação do primeiro. Apocalipse 1:7, (E todo o olho o
verá); I Tess 4:16 e 17(trombetas novamente e ressurreição de mortos); Atos
1:11(volta literal do mesmo modo como subiu) e todos os demais que se referem à
volta de Jesus fala de uma volta literal, visível e audível.
Para
justificar a enxurrada de verdade que existe nesses textos, os
dispensacionalistas criaram uma terceira vinda após os chamados sete anos de
tribulação. Mas parece que não há textos para justificar a ideia.
Então como
crer em uma doutrina sobre a qual não há referência na bíblia, nunca foi
pregada por um apóstolo ou pai da igreja e que até meados do século XIX ninguém
jamais havia ouvido falar sobre ela?
Isso mesmo!
Até 1830 não havia nenhum livro, nenhum grupo religioso que pregasse essa
doutrina. É como se ela tivesse surgido do nada.
A
primeira propagadora da doutrina de um arrebatamento pré-tribulacional foi a
jovem Irlandesa Margaret Macdonald, em meados do ano de 1830. Ela não era
teóloga nem pesquisadora bíblica, mas membro de uma igreja Irvingita (Igreja
Católica Apostólica – não confundir com Romana), ligada ao pregador Edward
Irving.
Sua visões
eram conhecidas dos que visitavam sua casa. O jornalista cristão Dave
MacPherson escreveu sobre o assunto:
“Temos visto
que uma jovem escocesa chamada Margaret Macdonald teve uma revelação particular
em Port Glasgow, Escócia, no começo de 1830.” – Dave MacPherson,
The Incredible Cover-Up: The True Story of the Pre-Trib Rapture (Plainfield,
NJ: Logos International, 1975), p. 93. citado em “Is
the Pretribulation Rapture Biblical?”, de Brian Schwertley. Tradução de Felipe Sabino de Araújo Neto.
the Pretribulation Rapture Biblical?”, de Brian Schwertley. Tradução de Felipe Sabino de Araújo Neto.
O fato
da doutrina ter surgido a partir de uma visão não a torna em si uma heresia. O
que se deve levar em consideração é se a tal visão é corroborada pelas escrituras,
que deve ser a base de toda doutrina.
Segundo o
citado artigo, Margaret pregava que apenas uma parte dos crentes seriam
arrebatados antes da grande tribulação. Foi o pregador John Nelson Darby,
que reorganizou sua doutrina e dedicou a vida a propagar esse pensamento. John
foi o fundador do grupo denominado “os irmãos” e suas doutrinas em relação ao
arrebatamento foram pregadas em setembro de 1830, na primeira assembleia dos
irmãos em Plymouth, Inglaterra.
A
contribuição de John Darby
John Nelson
Darby é considerado o pai do dispensacionalismo e futurismo modernos. Sua
influência vai desde suas pregações e livros até a tradução da Bíblia,
conhecida como Bíblia Darby. A principal contribuição para a doutrina do
arrebatamento pré-tribulacional foi a de que todos os crentes, e não apenas
alguns deles, como pregava a jovem Margaret, deveriam ser arrebatados por
ocasião da primeira parte da segunda vinda. Lembrando que foi Margaret
Macdonald a primeira pessoa a dividir a vinda de Jesus em duas partes, uma
antes da tribulação e outra depois.
Outro grande
adendo à doutrina foi a ideia de uma segunda chance aos que ficariam na terra
durante a estada do Anticristo. Lembrando que até Darby fazer sua interpretação
da Bíblia, praticamente todos o grupos reformistas do século XVIII atribuíam ao
papado, o título de anticristo.
Um
pouco de pesquisa ajudará
Não cabe a
mim ou a ninguém se apropriar da verdade. Desafio a você, que porventura leia
este artigo, a fazer uma pesquisa cuidadosa do tema e verificar por você mesmo
onde tal doutrina tem fundamento bíblico. Verifique os textos usados pelos
defensores da doutrina e veja se estão de acordo com o ensinado nas escrituras
ou se foram “encaixados” dentro de um esquema.
Eu, que
gosto de estudar, fui desafiado a fazer isso há quase 20 anos atrás e fiquei
surpreso com a quantidade de irmãos que realmente acreditam nessa doutrina. O
mais interessante é que a grande maioria deles não conseguiria fazer uma
explicação lógica como textos Bíblicos sobre o tema. Cabe a cada um ser humilde
e buscar a verdade da escritura.
Como você mesmo pode ver e concluir, a doutrina sobre um arrebatamento secreto e antecedendo a grande tribulação, não faz parte do ensino bíblico.