Wednesday, January 15, 2020

ARREBATAMENTO EM DUAS ETAPAS: VERDADE OU FICÇÃO?

Continuando com esta série de estudos sobre este assunto, quero hoje mostrar mais evidências de que TODA A MINHA VIDA COMO CRISTÃO EVANGÉLICO pentecostal fui guiado da maneira errada nessa área.
Para isso vou me valer de estudos publicados por diferentes pessoas que pesquisaram o assunto assim como eu, e tiveram seus olhos abertos para o que a Bíblia realmente diz sobre isso.

A origem da doutrina do arrebatamento secreto 
Quem já viu um carro com a frase “Em caso de arrebatamento esse carro ficará desgovernado” deve entender o tamanho da influência da doutrina do arrebatamento pré-tribulacional. O que poucos perguntam ou ao menos já ouviram falar é, de onde veio essa doutrina. De um modo geral, os defensores da doutrina do arrebatamento se esforçam para justificar biblicamente tal posição, mesmo que, para tal, seja necessário tomar emprestado textos bíblicos dos lugares mais inusitados e colocar no contexto do arrebatamento. Vamos explicar neste artigo a origem da doutrina do arrebatamento pré-tribulacional.
Não há referência a um arrebatamento secreto na Bíblia 
Em todos os textos que se referem à volta de Jesus na Bíblia, a explicação é de uma vinda literal e visível. A cena, segundo o próprio Jesus é narrada da seguinte forma:
“Então aparecerá no céu o sinal do filho do homem, e todas as nações da terra se lamentarão e verão o filho do homem vindo na nuvens do céu como poder e grande glória. e ele enviará os seus anjos como grande clangor de trombeta, e estes reunirão os seus eleitos dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus” Mateus 24:30-31 
Somente um trecho deste já seria suficiente para colocar em xeque toda doutrina do arrebatamento secreto. Observe as palavras em negrito. Não tem espaço para supor que a vinda jesus seria algo secreto e silencioso. Os demais textos sobre o assunto parecem uma continuação do primeiro. Apocalipse 1:7, (E todo o olho o verá); I Tess 4:16 e 17(trombetas novamente e ressurreição de mortos); Atos 1:11(volta literal do mesmo modo como subiu) e todos os demais que se referem à volta de Jesus fala de uma volta literal, visível e audível.
Para justificar a enxurrada de verdade que existe nesses textos, os dispensacionalistas criaram uma terceira vinda após os chamados sete anos de tribulação. Mas parece que não há textos para justificar a ideia.
Então como crer em uma doutrina sobre a qual não há referência na bíblia, nunca foi pregada por um apóstolo ou pai da igreja e que até meados do século XIX ninguém jamais havia ouvido falar sobre ela?
Isso mesmo! Até 1830 não havia nenhum livro, nenhum grupo religioso que pregasse essa doutrina. É como se ela tivesse surgido do nada.
  As visões de Margaret Macdonald 
 A primeira propagadora da doutrina de um arrebatamento pré-tribulacional foi a jovem Irlandesa Margaret Macdonald, em meados do ano de 1830. Ela não era teóloga nem pesquisadora bíblica, mas membro de uma igreja Irvingita (Igreja Católica Apostólica – não confundir com Romana), ligada ao pregador Edward Irving.
Sua visões eram conhecidas dos que visitavam sua casa. O jornalista cristão Dave MacPherson escreveu sobre o assunto:
“Temos visto que uma jovem escocesa chamada Margaret Macdonald teve uma revelação particular em Port Glasgow, Escócia, no começo de 1830.”  – Dave MacPherson, The Incredible Cover-Up: The True Story of the Pre-Trib Rapture (Plainfield, NJ: Logos International, 1975), p. 93. citado em “Is
the Pretribulation Rapture Biblical?”, de Brian Schwertley. Tradução de Felipe Sabino de Araújo Neto.
 O fato da doutrina ter surgido a partir de uma visão não a torna em si uma heresia. O que se deve levar em consideração é se a tal visão é corroborada pelas escrituras, que deve ser a base de toda doutrina.
Segundo o citado artigo, Margaret pregava que apenas uma parte dos crentes seriam arrebatados antes da grande tribulação. Foi o pregador John Nelson Darby,  que reorganizou sua doutrina e dedicou a vida a propagar esse pensamento. John foi o fundador do grupo denominado “os irmãos” e suas doutrinas em relação ao arrebatamento foram pregadas em setembro de 1830, na primeira assembleia dos irmãos em Plymouth, Inglaterra.
A contribuição de John Darby
John Nelson Darby é considerado o pai do dispensacionalismo e futurismo modernos. Sua influência vai desde suas pregações e livros até a tradução da Bíblia, conhecida como Bíblia Darby. A principal contribuição para a doutrina do arrebatamento pré-tribulacional foi a de que todos os crentes, e não apenas alguns deles, como pregava a jovem Margaret, deveriam ser arrebatados por ocasião da primeira parte da segunda vinda. Lembrando que foi Margaret Macdonald a primeira pessoa a dividir a vinda de Jesus em duas partes, uma antes da tribulação e outra depois.
Outro grande adendo à doutrina foi a ideia de uma segunda chance aos que ficariam na terra durante a estada do Anticristo. Lembrando que até Darby fazer sua interpretação da Bíblia, praticamente todos o grupos reformistas do século XVIII atribuíam ao papado, o título de anticristo.
Um pouco de pesquisa ajudará
Não cabe a mim ou a ninguém se apropriar da verdade. Desafio a você, que porventura leia este artigo, a fazer uma pesquisa cuidadosa do tema e verificar por você mesmo onde tal doutrina tem fundamento bíblico. Verifique os textos usados pelos defensores da doutrina e veja se estão de acordo com o ensinado nas escrituras ou se foram “encaixados” dentro de um esquema.
Eu, que gosto de estudar, fui desafiado a fazer isso há quase 20 anos atrás e fiquei surpreso com a quantidade de irmãos que realmente acreditam nessa doutrina. O mais interessante é que a grande maioria deles não conseguiria fazer uma explicação lógica como textos Bíblicos sobre o tema. Cabe a cada um ser humilde e buscar a verdade da escritura.
Como você mesmo pode ver e concluir, a doutrina sobre um arrebatamento secreto e antecedendo a grande tribulação, não faz parte do ensino bíblico.