Thursday, January 2, 2020

O MISTÉRIO OCULTO POR MAIS DE 25 SÉCULOS COMEÇA A SER DESVENDADO-IV

A pergunta número dois que me proponho responder é: DE ONDE, E COMO ELE VAI APARECER, SURGIR OU SER REVELADO?

Desde que eu me interessei por este assunto, por volta de uns 40 anos atras, tenho visto, lido e ouvido as mais diferentes teses ou teorias sobre este assunto. Via de regra, quase todo novo personagem que surge no panorama mundial acaba sendo identificado como  um possível anti cristo. Desde Antioco Epifânio, até aos nossos dias centenas de personagens foram identificados como sendo o anti cristo. Os césares de Roma, os papas, vários líderes europeus, Hitler, e mais recentemente; Barack Obama, Emmanuel Macron e Donald Trump. Mas com certeza eu posso te afirmar que nenhum deles foi, é ou será o anti cristo.
Essa pergunta na verdade não é fácil de ser respondida mas vou tentar fazer isso tão somente com os elementos que a Bíblia nos dá.
Primeiramente vejamos o que Deus revelou ao profeta Daniel.

**********

15Enquanto eu, Daniel, contemplava atentamente a visão que me fora dada e procurava compreendê-la, diante de mim surgiu alguém semelhante a um guerreiro. 16E ouvi a voz de um ser humano que vinha da direção do rio Ulai e bradou: “Gabriel! Revelai a este homem o significado da visão!” 17Assim que ele se aproximou de onde eu estava, fiquei apavorado, e caí prostrado, com o rosto rente ao chão. Mas ele me acudiu e explicou-me: “Entendei, ó filho do homem, eis que esta visão se refere aos tempos do fim!”  

18Enquanto ele falava comigo, eu, com o rosto em terra, fiquei atordoado e em êxtase. Então ele tocou em mim e me ergueu. 19E, em seguida, me disse: “Eu te revelarei o que acontecerá nos últimos tempos da ira, porquanto todos esses acontecimentos pertencem ao tempo determinado do fim.

20Sendo assim, os dois longos chifres que viste crescerem na fronte do carneiro representam os reis da Média e da Pérsia.

21Mas o bode peludo significa o rei da Grécia; e o grande chifre que lhe nasceu entre os olhos é o primeiro rei. 22Os quatro chifres que se levantaram no lugar do que foi quebrado, referem-se aos quatro reinos que brotarão da mesma nação, mas não com o mesmo poder dele.

23Então, no final do império deles, quando a rebelião dos ímpios tiver chegado ao seu extremo, um rei de semblante violento e cruel, mestre em astúcias, e capaz de discernir enigmas e mistérios se levantará.

24Ele se tornará muito poderoso, todavia sua majestade não virá de si mesmo; destruirá terrivelmente, sem a menor piedade, e terá êxito em todas as suas pelejas. Derrotará homens poderosos e exterminará o povo santo.

25Obstinado pelo sucesso, ele enganará a muitos, e de todas as formas; com extrema arrogância se sentirá o maior de todos os homens. Destruirá uma multidão de pessoas que nele confiaram para viver em paz, e ousará se insurgir contra o Príncipe dos príncipes. Contudo ele será derrotado, mas sem a intervenção de mão humana.

26E, finalmente, quanto à visão das tardes e das manhãs que te foi comunicada, eis que é, de fato, verdadeira! Tu, porém, sela a visão, guarda segredo por hora, porquanto tudo isso se refere ao futuro distante!”(Daniel 8.15-26)

É importante notar que a primeira coisa que o anjo Gabriel disse para Daniel é que a visão que ele tivera, embora se referisse inicialmente ao reino da Grécia, na verdade dizia respeito a acontecimentos que se dariam bem longe dali num período que o anjo chamou de "OS TEMPOS DO FIM" - Mas ele me acudiu e explicou-me: “Entendei, ó filho do homem, eis que esta visão se refere aos tempos do fim!”  (8.17b)"19E, em seguida, me disse: “Eu te revelarei o que acontecerá nos últimos tempos da ira, porquanto todos esses acontecimentos pertencem ao tempo determinado do fim.(8.19b)

Quando se estuda uma profecia especialmente quando essa profecia foi proferida a muitos séculos atrás deve-se ter o cuidado de ver se há indicação clara acerca do período de tempo que ela vai abranger; pois embora Daniel tenha visto algo que certamente se daria em tempos futuros não muito distantes, essa parte especificamente teria seu cumprimento naquilo que se conhece como os ÚLTIMOS DIAS, ou os tempos do fim!

RESPONDENDO A SEGUNDA PERGUNTA: O Anti Cristo certamente virá da Europa, de um remanescente de um desses impérios e embora este primeiro pequeno chifre possa indicar que seja da Grécia, mas o complemento da profecia nos leva a crer que será daquilo que restar do Império Romano que ele vai surgir. Mas isso veremos com mais detalhes nas postagens que se seguirão.