Tuesday, November 1, 2011

A FESTA DOS TABERNÁCULOS – UM RETORNO AS ORIGENS DO POVO DE DEUS

Texto:Lv 23.33-43

Comemorada no décimo-quinto dia do mês de Tishri, duas semanas após Rosh Hashana e, usualmente, cai no final de Setembro ou princípio de Outubro. Este ano de 2011 foi celebrada de 13 a 18/10, pois sendo o calendário religioso judaico de natureza lunar/solar, pode haver uma significativa mudança de ano para ano.

A Festa dos Tabernáculos ou Festa da Colheita era originalmente uma festa agrícola , assim como a Páscoa e Pentecoste. Apesar disso Deus lhe atribui um signicado histórico: a lembrança da peregrinação pelo deserto e o sustento pelo Senhor. A fragilidade das tendas que o povo construía era uma lembrança da fragilidade do povo quando peregrinava os 40 anos no desserto a caminho da Terra Prometida.A palavra “tabernáculo” origina-se da palavra latina “tabernaculum” que significa “uma cabana, um abrigo temporário”.No original hebraico a palavra equivalente é sukka, cujo plural é sukkot.

A abundancia de uma colheita por mais que trouxesse riqueza não deveria fazer o homem perder sua intimidade com Deus, em vez de exercitaro orgulho e a vaidade humana (Lc 12.16-20), ele deve lembrar que tudo o que tem vem de Deus, esta intimação a humildade após a colheita tem portanto esta conotação. Os grandes e os pequenos, os ricos, os poderosos e os humildes, por uma semana viveriam em cabanas simples, com o teto semi aberto, olhando para o alto e sabendo que sua provisão vem do Todo Poderoso. A sukka é uma construção rústica cuja cobertura é feita de produtos da terra - fácil de se obter. Inclui ramos, arbustos, palha e mesmo ripas de madeira, isso quer dizer que sua construção está ao alcance de todos, não importa o segmento social ao qual pertence a pessoa, todas as familia tem a capacidade de construirem sua cabana e participarem da festa que fala principalmente do retorno as origens. É exatamente sobre este ponto de vista que quero abordar este assunto: UM POVO VOLTANDO A SUA ORIGEM.

01 – COMO FOI QUE ISRAEL COMEÇOU?

- As Origens de um povo escolhido para ser Povo de Deus:

- O Chamado de Abrão [ Gn 12.1-5]

-A Peregrinação do Homem de Deus

-Isaque e sua descendência.

-A História de José

- A Libertação de Israel

- As grandes lições no Deserto. (os 40 anos no deserto)

- O Exemplo de Josué (Ex 33.11)

02 – COMO FOI QUE A IGREJA COMEÇOU?

- O projeto de Deus na formação da Igreja:

- O chamado dos apóstolos – eram pessoas simples, humildes.

- A Igreja não começou em templos ou palácios

- A Igreja começou nas ruas, nas praças, nos lugares mais simples

- Sera que temos mantido esta mesma simplicidade?

- É tempo de voltarmos as “sukkot”

- Precisamos deixar de lado os projetos faraônicos e construirmos coisas simples que nos aproximem uns dos outros e principalmente de Deus.

- Temos investido demais em imóveis e muito pouco nas vidas