Tuesday, September 13, 2011

O PLANO DE DEUS PARA TUA SAUDE ESPIRITUAL

O PLANO DE DEUS PARA TUA SAUDE ESPIRITUAL
Teaching And Research By: M. E. Arbaugh
Traduzido e Adaptado pelo Pastor Eliel Gomes da Silva
Lição Nº01 – DESDE ANTES DO JARDIM DO EDEN ATÉ AO DESERTO


01 -PERGUNTAS E QUESTIONAMENTOS NEM SEMPRE BEM RESPONDIDOS

Muitos cristãos ainda hoje têm flutuando e remexendo em suas mentes uma porção de informações contidas na Bíblia. Eles reconhecem que todas elas são boas, mas formam como um grande quebra-cabeças, no qual as partes parecem não encaixar-se muito bem. E como resultado disso, muita gente que realmente ama a Deus, nascidos de novo, cheios do Espírito Santo, leitores da Bíblia, bons companheiros e assíduos frequentadores dos cultos, vivem sua vida cheios de problemas, insatisfações, doenças de origem nervosa, falta de prosperidade segundo Deus e pecados, em resumo: ELES TÊM FALTA DE SAUDE ESPIRITUAL. A resposta para este problema pode ser encontrada na compreensão das alianças. As quais foram designadas ou determinadas por Deus para nos mostrar que Deus tem um plano de REDENÇÃO, o qual nos vai livrar AGORA E PARA SEMPRE do poder de Satanás.
Existem na Bíblia cerca de quinze grandes alianças entre Deus e o homem. Muitas outras alianças e/ou acertos, compromissos, acordos etc entre pessoas, são também mencionadas na Bíblia, algumas dessas serão examinadas como exemplos. A medida em que ganharmos compreensão sobre as alianças elas servirão para organizar dentro de nossa compreensão a razão das histórias e fatos que a Bíblia nos apresenta. Através das alianças Deus revela Sua obra de Redenção para o ser humano caido. E como uma sempre segue a outra, nós iniciaremos nosso processo de compreensão em como todas essa informação pode ser juntada e entendida. A partir dai a luz aparece e … Graças a Deus!!! A Bíblia começa a fazer sentido para nós, não somente em peças mas como um todo.
Iniciamos este estudo procurando entender tudo o que está por tras daquilo que nos leva até a primeira aliança. Por um longo tempo , enquanto lia o Livro de Gênesis, me vinham a mente algumas questões, por exemplo: De onde veio Satanás? O que significa “frutificai e enchei a terra”? Enquanto eu considerava essas questões, minha confusão era aumentada por aqueles que ao pregarem nada explicam e ainda afirmam que a terra tem somente 6000 anos de existência. Se isso é realmente assim, de onde então vieram os fósseis de dinossauros que são uma realidade diante dos nossos olhos e comporvadamente existiram num periodo que vai de 65 a 200 milhões de anos atrás?
Estas questões não me granjearam amigos ou influenciaram positivamente as coisas para mim, especialmente com relação aqueles aos quais eu interrogava acerca de coisas que me inquietavam e diziam: “veja bem, há coisas na Bíblia que temos de aceitar por fé”e isso quase sempre vinha acompanhado de um sorriso bem pastoral ou um tapinha nos ombros, como a dizer: “não me incomodes”. Naturalmente que isso não me satisfazia.
É verdade que a fé é primária para nós[ Hb 11.6]. Eu fiz aquilo que o versículo bíblico ensina mas isso não conseguiu responder minhas interrogações. Principalmente sobre o que há entre os versículos 1 e 2 de Gn 1.Muitos concluem que nosso tempo começa no momento em que Deus disse: “haja luz”mas eu penso que há muito mais antes, durante e depois disso.
Antes do tempo como nós o conhecemos existir houve uma eternidade e lá estava Deus
Sl 90.2; 93.2
Onde será que Deus vivia antes do TEMPO começar? Eu continuava com algumas perguntas, mas felizmente eu começava a encontrar as respostas. Há algumas pequenas indicações, embora não sejam declarações abertas, acerca de SUA RESIDÊNCIA, antes de criar os céus e a terra.
Indicação #1. Lucifer desejava ter o seu trono acima do Trono de Deus, o qual estava na extremidade do norte. [Is 14.13]
Concluindo, “a extremidade do norte”pode ser a resposta que tanto procuramos, mas de fato ninguém pode afirmar isso com absoluta certeza, e por isso Dt 29.29, permanece como um grande alerta para nós .
O que nós sabemos com certeza? Podemos afirmar pelo que nos informa a Palavra de Deus que O Pai, O Filho e O Santo Espírito existem desde o princípio da eternidade e isso fazemos por fé [Hb11.1]
Genesis 1:1 No princípio criou Deus os céus e a terra. A palavra em hebraico que indica Deus em Genesis 1.1 é Elohim, Elohim está no plural e significa Deuses, isto também simboliza uma força triplice [ O pai, o Filho e o Espírito Santo]. A leitura dos primeiros onze capítulos de genesis nos mostram que Deus-Pai não estava sozinho.
Genesis 1:26 “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra
Genesis 11:7 " Vinde, desçamos e confundamos alí sua linguagem, para que um não entenda a linguagem do outro”. Deus criou o universo, as galaxias, estrelas, planetas, cometas. Isto inclui pelo menos tres céus Dt 10.14; 2Cor 12.2]. O terceiro céu é onde vive Deus. O segundo céu é onde vivem os principados e as potestades. [Ef 6.12] O Primeiro céu é esta atmosfera a qual chamos céu. Ele criou primeiro o universo e depois criou os anjos aos quais a Bíblia chama em Jó 38.7, os quais jubilavam por aquilo que estava sendo criado.
Voltando ao assunto sobre os anjos que Deus criou, Ele os criou com formas e habilidades diferentes; os que indentificamos são conhecidos como:
1. Serafim Is 6:1-7 [2]Querubim Genesis 3:24 [3] Zoa ou Seres Viventes Ap 4:6-9 [4] Arcanjo. Judas 9 [5] Anjos. Gn 16.7; Ap 22.16.
Existem os anjos das nações, Dn 10.13, existe o anjo que nos guarda Gn 48.16; Sl 34.7 e ainda as expressões Anjo do Senhor ou Anjo de Deus, que indicam aparições teofânicas, ou manifestações de Cristo antes dele nascer de uma mulher e viver neste mundo.
A ordem foi esta: Primeiro o universo que inclui os céus, depois os anjos e depois a terra. A palavra hebraica para terra é “erets” que significa terreno seco; mas lembro você que ainda estamos em Gn 1.1
Voce sabe que Deus é perfeito, sim ou não? Veja o que Jesus disse: Mt 5.48, Moisés disse em Dt 32.4. Assim sendo você acredita que um Deus perfeito poderia ter feito algo imperfeito, sem forma e vazia? Veja o que escreveu Isaias 45.18
Quando a terra foi criada ela não era algo sem valor, uma perda de tempo, a terra era “erets” = terreno seco, feita para ser habitada. Mas habitada por quem? De quem estava Deus falando? Quem será que habitava a terra naquela altura? E sobre os fósseis dos dinossauros, de onde eles vieram? De onde veio Satanás? E como ainda estamos em Gn 1.1, neste tempo, lembre-se: temos uma eternidade, o universo[que inclui pelo menos tres céus], os anjos e uma terra perfeita (terreno seco) para ser habitada.
A TEORIA DA BRECHA
Muitos dentre os mais respeitaveis estudiosos da Bíblia pensam e concordam que deve ter havido milhões de anos entre Gn 1.1 e Gn 1.2. Isto está de acordo com a pesquisa científica. A ciência tem estabelecido um sistema de medida de tempo pelo átomo, por este método sabemos quanto tempo leva para um átomo enfraquecer, este método mede a idade da terra e estima em muitos milhões de anos e não somente 6000 anos como alguns que insistem em não validar a pesquisa científica continuam a afirmar, declarando que eles estão defendendo a Bíblia, quando de fato estão criando problemas e confundindo a cabeça dos crentes. A Teoria da Brecha, ajuda a entender mais facilmente aquilo que a Bíblia diz. Senão vejamos:
Existiu um tempo antes de Gn 1.2 o qual não pode ser especificado, naquele tempo o mundo era habitado por uma raça desconhecida, provavelmente somente anjos, dos quais Lúcifer era um dos principais, pois ele foi a mais perfeita criatura jamais criada por Deus, era perfeito e estava estabelecido sobre a terra. Encarregado de conduzir o louvor para Deus, mas essa honra direcionada para Deus começou a inquietá-lo e ele decidiu que era tempo de elevar o seu trono acima de Deus, nesse momento se achou o pecado nele.
Por isso ele comandou uma rebelião contra Deus, arrastando consigo 1/3 da população celestial o que provocou uma guerra nos céus,[Is 14.12,45.18; Ez 28.11-17; Lc 10.18; Ap 12.7-9] ele e seus seguidores perderam e foram precipitados sobre a terra. Essa queda provocou uma catástrofe de dimensões impossiveis de serem medidas hoje, destruiu e deformou por completo a bela natureza que Deus criara.
A Bíblia nos declara que Deus é amor, justiça, santidade, misericórdia etc. Ele é Onipotente, Onipresente e Onisciente. Deus não abandona aquilo que Ele criou para sua glória, Ele é vencedor e nós com Ele somos mais do que vencedores; os vencedores jamais desistem, assim em Gn 1.2 vemos Deus iniciando o processo de restauração daquilo que um dia Ele criara, mas que a rebelião de Satanás provocara a destruição. Ele reconstroi o mundo visível como nós o conhecemos e depois então cria o homem, planta um jardim para o homem viver, naquele lugar. Ele dá ao homem honra e glória, e com este homem estabelece a primeira das alianças – A ALIANÇA EDÊNICA, [Gn 1.28, 2.16]e a dispensação da inocência então se inicia.

Estudo em série – TRADUZIDO E ADAPTADO [vide referência no pré titulo]

No comments: