Tuesday, August 16, 2011

A ARCA DE NOÉ A PRIMEIRA ESCOLHA DO HOMEM


Texto: Gn.6:14-22*
Introdução: A arca construida por Noé, sob ordenança de Deus, representa um dos maiores desafios feitos por Deus para um só homem. Tendo sido contemporâneo de Enos, com quem conviveu por cerca de 86 anos,além de Cainã e Maaleel, Noé ouviu destes a história da criação e como o homem caira e perdera o direito de viver na presença de Deus. Noé recebeu um difícil incumbência, construir um barco de proporções enormes mesmo para os nossos dias[ 135 x 22,5 x 13,5m=41.000m3 ] e num pequeno espaço de tempo, aproximadamentede 2 a 7 anos, pois quando Deus chamou Noé, é provável que Matusalém e Lameque já estivessem mortos, ou pelo menos Matusalém, o homem mais velho na face da terra naquela altura, em desobediência contra Deus, veio a morrer por ocasião do dilúvio.
Deus mandou construir a arca para que a humanidade fosse salva, mas apenas os animais e um grupo de oito pessoas é que entenderam a mensagem de Deus para a sua época.

01 – Os antecedentes do chamado de Noé.
- Toda a terra estava corrompida.
- Os tres filhos de Noé já tinham nascido
- É provável que todos os demais patriarcas já tinham morrido.
- Não existe nenhuma base bíblica para se determinar com exatidão quanto tempo levou a arca para ser construida.
- É provável que o ano em que Noé entrou na arca fosse o 602, pois Sem gerou a Arfaxade aos 100 anos de idade e dois anos depois do dilúvio [Gn.11:10].
02 – Fatos interessantes sobre a construção da arca.
- Provavelmente levou de 2 a 7 anos para ser construida.
- Foi feita de Cipreste [gofer] = Pinho ou Cedro, madeira leve, fácil de cortar [ferramentas de bronze], fácil de ser calafetada e a pintura com betume [ petróleo em estado natural] evitava vazamentos e apodrecimento. Madeira abundante naquela parte da terra.
03 – Os símbolos mais importantes na arca.
- Cristo e a sua Igreja.
- O corpo a Igreja, a porta Cristo, a janela contacto com Deus.
04 - A simbologia dos tres compartimentos.
- [1] Ignorância espiritual: estão na Igreja por influência, medo, convicção aparente, necessidades físicas ou espirituais etc. Sem entendimento. Jamais passam do primeiro andar, têm ao seu alcance o alimento que os fará crescer, mas dele não fazem uso, ao serem colocados em contacto com o mundo, voltam ao seu estado natural pois sempre desejam as comidas do Egito
- [2] Alimentos: Ninguém sobrevive sem comida por muito tempo. Para eles era a vida material, para nós é a Palavra de Deus. Deus disse para Noé: “Leva comida contigo”[Gn.6:21] É necessário que busquemos cada dia o nosso sustento, tanto físico como espiritual.
- [3] Maturidade espiritual: Os eleitos por Deus para darem continuidade ao Seu trabalho, alcançarem outros, serem os ganhadores de almas para o Céu.

Informações Técnicas sobre a Arca de Noé
Segundo o livro bíblico do Gênesis, a Arca de Noé foi a provisão pela qual os antepassados de toda a humanidade sobreviveram ao Dilúvio Bíblico. Deus deu a Noé instruções detalhadas sobre o tamanho, formato, feitio da iluminação e da ventilação, e sobre os materiais a usar na sua construção. (Gênesis 6:14-16) A sua representação comum tem a forma de um barco, mas na realidade seria uma caixa rectangular. O termo hebr. teváth vertido por "arca", significa efectivamente uma arca ou caixa. Não pretendia ser uma embarcação com o objectivo de navegar, mas somente para flutuar. A Bíblia diz que 5 meses após o Dilúvio Bíblico começar, a "arca veio a pousar nos montes de Ararate". (Gênesis 8:4) Após isso, depois de 5 meses e 10 dias, a porta foi aberta. (Gênesis 7:11; 8:4, 14) Ararate se refere a uma região na Armênia – o antigo Reino de Urartu, e não um monte específico. Após a saída de Noé e sua família e dos animais da Arca, a localização e seu destino jamais foi referido na Bíblia.
Existem duas correntes principais quando se trata da interpretação desse fato. Uma dessas correntes afirma que a história toda é na verdade alegórica e como tal deve ser interpretada. Outra corrente afirma que ela literalmente ocorreu. Há ainda uma terceira via, que procura fazer uma mediação entre uma e outra. Nessa terceira corrente, afirma-se que o dilúvio que ocorreu não foi universal, não afetando assim a terra desabitada, como a América por exemplo, ficando assim a dimensão do desastre localizada apenas na terra habitada, reduzindo consideravelmente o trabalho que daria à Noé o ter de juntar os casais das espécies. Na tradição cristã, a Igreja Cristã é simbolizada pela Arca de Noé. Alguns vêm na Arca de Noé a simbologia de fecundidade, ao preservar em si a Vida durante o período do dilúvio purificador e possibilitar a recriação da Humanidade
Formato, tamanho e capacidade de carga

De acordo com Gênesis, a Arca de Noé era uma grande embarcação em forma de caixa, construída de madeira, provavelmente de cipreste, e impermeabilizada com alcatrão. Baseado no cálculo do côvado comum como tendo 44,5 cm, as suas dimensões seriam 133,5 m de comprimento, por 22,30 m de largura, 13,40 m de altura. Tinha uma porta lateral. Certamente, o teto deveria tido um ligeiro grau de inclinação para escoar a água da chuva. Esta relação entre comprimento e largura, de 6 para 1, é usada pelos modernos engenheiros navais. Isto daria à arca cerca de 40 mil m³ de volume bruto. Internamente, seus 3 conveses forneceriam uma área total de mais de 8 900 m² de espaço útil. A lista de passageiros da arca era bastante impressionante. Além de Noé e sua família, espécies básicas dos animais terrestres e de aves. (Gênesis 6:18-21)